Existiam infiltrações de água na igreja que causavam inúmeras patologias.
A primeira fase do trabalho caracterizou-se pelo estudo e análise
das suas causas e o fornecimento das indicações e soluções para resolução
ou minimização das mesmas. Projeto de reabilitação a ser desenvolvido em
parceria com a empresa Lantana, Lda. com a finalidade de recuperar e renovar
a igreja datada de 1568.
A 1.ª fase do processo caracterizou-se pelo estudo e análise das patologias existentes no imóvel, as suas causas e a indicação de soluções para resolução ou minimização das mesmas. Projeto de remodelação e recuperação a ser desenvolvido com a empresa Lantana, Lda. com o objetivo de recuperar e renovar a igreja, datada de 1963.
O processo iniciou com a elaboração do relatório prévio, estudo das principais patologias que afetavam o imóvel e a indicação das soluções para resolução das mesmas. Prosseguiu com o apoio à elaboração de caderno de encargos com as propostas de arquitetura e demais especialidades. Projeto desenvolvido com a empresa Lantana Lda., com a finalidade de recuperar a igreja, iniciada em 1781, cuja construção se prolongou até ao século XIX, trata-se de um imóvel classificado.
Desenho e construção de móvel de sala, aliando estilos vintage e contemporâneo, construído em madeira lacada, com isolamento acústico incorporado, com capacidade para exercer três funções. Encostado, o móvel é um elemento decorativo em completa consonância com a envolvente, com prateleiras onde podem ser colocados livros, elementos decorativos, etc. Já desencostado, transforma-se num compartimento que permite a colocação de um colchão permitindo um quarto temporário. O móvel pelo interior possui gavetas, e portas permitindo um espaço para arrumações surpreendentemente escondido da vista, e que oculta qualquer ruído visual de quem permanece no local. Este projecto foi um desafio colocado pelo cliente, que pretendia criar um espaço de arrumação na sala, um quarto temporário e um espaço de exposição de livros e fotografias, onde a versatilidade e conforto foram elementos trabalhados de forma permanente.
Processo de autorização - Agência Portuguesa do Ambiente, I.P.
O Bairro Novo de Palhais foi-se desenvolvendo ao longo dos anos sem planeamento urbano. A actual Comissão de Administração do Bairro teve a necessidade de desenvolver um projecto de planeamento urbano, onde para além da necessária arquitectura paisagista se revelou essencial desenvolver um projecto técnico que tivesse em conta a conservação das margens e valorização das linhas de água do bairro. As soluções contemplaram a estabilização das margens e o estudo de qual a melhor flora autóctone a plantar nas mesmas, de forma a diminuir a velocidade do caudal, a impedir a rápida erosão das margens, a ser de fácil manutenção e paisagisticamente integradas com as zonas apensas.
Processo de autorização - Agência Portuguesa do Ambiente, I.P. Este projecto em conciliação com o projecto de arquitectura paisagista para o Bairro Novo de Palhais e com o projecto de Projeto de estabilização e conservação das margens das linhas de água do Bairro Novo de Palhais, visou a criação de uma passagem pedonal, que permitisse a passagem de pessoas de uma margem para a outra da Ribeira da Murteira, e que simultaneamente tivesse pouco impacto visual. Era ainda necessário que a passagem de caudal de água ocorre-se sem barreiras nem contenções. O impacto visual e a integração com os restantes projectos foi mais uma vez um dos aspectos mais determinantes para a escolha da solução, mas também o baixo custo da solução encontrada.
Execução de trabalhos de renovação de uma cozinha numa moradia em Santo Tirso. Neste projecto o nosso cliente pretendia a renovação completa de toda a cozinha, desde novos revestimentos de paredes e pavimentos, novo mobiliário e renovação de canalizações. A intervenção mais exigente foi a renovação da canalização. Pois para substituir a tubagem de abastecimento e de saneamento foi necessário realizar uma picagem mais profunda nas zonas de passagem de tubos.
O cliente pretendia comprar um apartamento, foi dado apoio na analise do caderno de encargos que a construtora forneceu, analisados os materiais propostos e as suas características. Apresentou se um parecer ao cliente indicando os pontos fortes e os pontos a melhorar no imóvel e feito um balanço entre a relação qualidade preço. O cliente pode negociar com real conhecimento do que estava a comprar. Como o edifício estava em construção foi feito o acompanhamento para certificar que os materiais, dimensões e características propostas no caderno de encargos eram realmente cumpridas.
Este projecto tratou da integração de um recuperador na sala de estar de uma moradia, com o intuito de que a energia para o aquecimento do imóvel fosse de fonte renovável, neste caso biomassa (lenha). Foi estudada a melhor localização do recuperador tanto ao nível do aproveitamento máximo da energia (calor) fornecido por este, como do posicionamento da chaminé de extração de fumos. Antes da intervenção propriamente dita, foram apresentadas as varias vantagens e desvantagens de cada localização, assim como o custo de cada uma das propostas.
Execução de trabalhos de renovação de instalações sanitárias num apartamento no Porto. O cliente pretendia resolver um problema de infiltração de água e aproveitar para renovar o compartimento. Os trabalhos incluíram a remoção de louças sanitárias, a remoção de revestimentos de paredes e pavimentos e a renovação das canalizações. Foi também realizada uma impermeabilização do pavimento e corrigidas as fugas existentes na canalização.